rineva_bandeira_01.png

Rineva

Engenharia + Construção civil

Recife, PE

Brasil

 

2020

A Rineva é uma empresa genuinamente pernambucana, constituída por engenheiros e com atuação no segmento de Engenharia e Construção Civil.

 

Seu propósito é romper com o tradicionalismo que predomina nesse mercado, idealizando sempre a busca por inovações tecnológicas e de gestão para alcançar a excelência, visando a melhoria contínua dos nossos processos e aprimoramento dos produtos oferecidos.

Meu envolvimento partiu da criação do nome, como passo inicial para a criação de uma comunicação visual coesa, revelando o que há de especial na marca, trazendo à luz o que os torna único e cultivar a sua diferença, estabelecendo as diretrizes para que possa fugir de clichês e estabelecer uma imagem distintiva e duradoura em seu mercado.

Para a criação do nome, partimos do ideal de ser uma empresa com olhar sempre para o futuro, preparados para tudo que está por vir, acreditando incansavelmente na inovação para fugir da mesmice que predomina nesse nicho.​

O nome Rineva foi criado a partir da leitura inversa do termo avenir, que, traduzido do idioma francês significa futuro.

— Tempo que se segue ao presente;

 

​— Conjunto de fatos relacionados a um tempo que há de vir; destino, sorte;

​— Tempo verbal que situa a ação ou o estado num momento posterior ao momento em que se fala.

Para projetar uma identidade visual único e fugir totalmente dos clichês já presentes nesse mercado, como o uso de ferramentas de construção ou de edificações, optou-se por desenvolver um logotipo essencialmente tipográfico, formado a partir de letras construídas exclusivamente para este projeto, tornando o logotipo único, memorável e especial.

 

Desenvolvida buscando unir qualidades artesanais tipográficas com elementos contemporâneas, a Akkurat aspira incorporar qualidades como precisão técnica, robustez, confiabilidade e neutralidade. Sua opção MONO (com todos as letras ocupando a mesma quantidade de espaço) se torna ideal para aplicar na papelaria e em sinalizações, ocupando uma mancha gráfica geométrica.

As cores sintetizam a Rineva, o azul escuro manifesta exclusividade e sofisticação; já o marrom remete a cor da terra e da areia, material sempre presente nas construções; por fim, o cinza interpreta o cimento, além da objetividade, clareza e minimalismo.